Armário Cápsula: Dicas + Inspirações.

by - maio 02, 2019

Faz teeempos que eu penso em organizar meu armário, deixando ele somente com as roupas que eu uso no dia a dia para não deixar as que não são usadas paradas, sendo que eu posso doar para quem realmente precisa. Mas como uma bela apegada que sou, toda vez que tiro um tempinho para separar as peças que eu quero das que irei doar, acabo colocando a maioria delas no armário novamente e mais uma vez, começo a deixar elas paradinhas lá.

Daí esses dias eu, circulando pela blogsfera li algo relacionado a "Armário Cápsula". Fiquei apavorada de ver que eu ainda não tinha visto essa ideia maravilhosa. E para os mais desinformadinhos eu trouxe aqui abaixo algumas das inspirações para looks que encaixam nesse conceito cápsula. Bora ver?

Conceito cápsula: Em 1970 uma estilista chamada Susie Faux criou um modelo de armário baseado no minimalismo e praticidade, sendo composto por peças ''chaves'', básicas e essenciais. 

Funciona da seguinte maneira: Primeiro de tudo, será escolhida uma quantidade ''x'' de roupas. Dependendo muito da necessidade da pessoa. Claro que não pode ser uma quantidade que extrapole o sentido de ''minimalismo''. Isso acontece com as roupas que já temos, mas caso depois de escolhido, tu note que falta alguma peça/acessório, pode ser comprado e aderido. 
Daí sempre que tu ver alguma peça que se encaixa no que falei no inicio do post, aquelas que ficam paradinhas sempre, tu já deixa separado na pilha ao lado das que tu pretende ficar. 

Eu sei que parece um pouco complicado, eu mesma demorei para entender certinho o que fazer. Mas antes de fazer de fato, me bateu aquela dúvida de por onde eu começo? O que eu separo? Por isso vou mostrar algumas dicas para vocês que querem aderir a Cápsula também. 

Dica nº 01:
Procure sempre ver quais roupas se encaixam mais na sua personalidade e estilo. Se baseie nas ultimas roupas/cores usadas e veja quais são as que tu mais gosta no teu armário. 


Dica nº 02: 
Escolha deixar roupas que combinem entre elas mesmas. Para assim, facilitar na hora de criar looks. Não adianta ter blusas que tu não poderá usar com todo tipo de calça pois assim a chance de ela ficar parada ou de tu repetir sempre a mesma roupa aumentam. As estampas e cores diferentes podem sim fazer parte de um armário cápsula, desde que sigam na ideia de combinar umas com as outras. 


Dica nº 03: 
A numeração máxima, podemos deixar entre 60~70 peças, pois normalmente é deixado 30 peças por estação, mas como aqui no BR é dificil de separar, juntamos na quantidade máxima. Claro que roupas intimas, bolsas e roupas formais não entram na contagem, pois são roupas necessárias ou usadas raramente. 


Dica nº 04:
É importante considerar também sua rotina. Lugares que frequenta, roupa que usa para trabalho, academia e no tempo livre. Pois a quantidade de peças mantidas terá que ter para todas as atividades. 


Dica nº 05:
É uma ótima oportunidade para aprender a controlar gastos, e dar o real valor das peças utilizadas. Além de arquitetonicamente falando, gerar um layout do quarto mais aberto e clean. No pinterest tem muitas ideias de armários que podem ser construídos por você mesma, vale a pena dar uma pesquisada para ver!


Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e se tu é usuária desse método de organização, me conta tua experiencia que eu quero saber! 

Beijinhos e até a próxima!

You May Also Like

9 comentários.